Decoração

Dicas para aumentar a durabilidade da pintura

Pintar a casa ou o apartamento pode ser uma tarefa difícil quando não se sabe muito bem o que se está fazendo. Muitas vezes o resultado dura bem menos do que estávamos esperando. Por isso, hoje trouxe um guia sobre tintas, para facilitar não só na aplicação do produto, como também aumentar a durabilidade da pintura.

durabilidade-tinta-casa-aplicacao

Escolha da tinta

Um erro comum e que tende a interferir muito na durabilidade da pintura é o uso de uma tinta inadequada. Cada material pede uma tinta diferente e vale ficar de olho nesse detalhe. Aqui embaixo, segue uma relação de tintas e materiais para facilitar um pouquinho pra quem não sabe o que comprar.

Alvenaria (ambientes internos): Tinta Latex PVA
Alvenaria (ambientes externos e úmidos): Tinta Acrílica
Madeiras e metais: Esmalte Sintético
Pisos e revestimentos: Tinta Epóxi

Claro que cada tinta também tem sua própria recomendação na hora da aplicação, como a mistura com outros produtos, por exemplo. Mas sobre isso, você pode se informar melhor na loja ou diretamente com o fabricante.

Quantidade certa

Evitar desperdícios é um grande começo para economizar, por isso vale fazer o cálculo da área de pintura e conferir na embalagem do produto qual o rendimento do mesmo.

Preparação da parede

Antes de sair colorindo tudo, é importante preparar a parede para receber a coloração. É importante fazer a limpeza da área , tirando qualquer vestígio de sujeira, mofo e gordura. Essa limpeza é essencial para que a tinta ganhe aderência e consequentemente tenha sua vida útil prolongada.

Se após fazer a limpeza, a parede apresentou qualquer tipo de infiltração ou fissura, é necessário fazer a correção da superfície. É importante que a base esteja totalmente firme e uniforme.

Processo de pintura

Para aplicação de tinta na parede, quando esta for ampla, a melhor opção é começar a pintura de fora para dentro, com o auxílio de um rolo. Depois, é só arrematar os detalhes com um pincel.

Para disfarçar manchas e finalizar os detalhes, a dica é utilizar a mesma tinta já preparada.

Pode parecer bobagem, mas também é possível escolher o dia certo para pintar. O dia ideal é aquele em que a temperatura está entre 10°C e 35°C, com umidade relativa do ar inferior a 85%.

pintura-colorida-casa-durabilidade

Manutenção

Na hora da limpeza, evite produtos muito agressivos. Prefira sempre água e sabão neutro para esse tipo de tarefa. Também fique de olho no envelhecimento da cobertura, assim, pode fazer alguns ajustes de acordo com a necessidade.

 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário. Ficarei feliz em ajudar. 
Aliás, não deixe de dar aquela passadinha no meu Instagram (@achamilete), para conferir meus últimos trabalhos.

 

Ana Chamilete

Ana Chamilete já escreveu 4 posts no Intervalo UP.

Tem 24 anos, mora em Londrina, trabalha com design e está terminando a faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Leave a Reply