Decoração

OSB: um material barato, ecológico e muito versátil

Na busca sobre o que trazer para vocês hoje, resolvi falar sobre um material muito interessante. Com certeza vocês já até viram por aí e não sabem: o OSB.

Ele é um material extremamente versátil que pode ser aplicado na obra, desde a estrutura até a decoração. Além de ser ecologicamente correto e ter um preço amigável.

Sobre o OSB

O OSB é basicamente uma chapa feita com lascas de madeira reflorestada. Tem garantia de até 10 anos contra cupins e diferentes resistências de acordo com sua espessura.

chapa-osb-textura

Diferente das chapas de MDF, por exemplo, no caso do OSB, o corte de árvores pode ser feito em 6 anos em vez de 15, proporcionando assim uma maior rapidez no ciclo renovável. Além disso, o material tem peso leve, o que contribui no barateamento do preço final e também no transporte desse material.

O preço do OSB pode variar muito de acordo com tamanho e espessura. Mas ainda assim, vai de R$30 à R$150, sendo cerca de 60% mais barato que as chapas de MDF.

Aplicações

Por incrível que pareça, é possível construir casas inteiras com o OSB, do piso ao teto, utilizando o sistema de Steel Frame. Nesse caso, as chapas entram como fechamento e garantem um maior conforto térmico para o ambiente.

Também pode ser utilizado para a divisão de ambientes internos e para a fabricação de mobiliário planejado.

osb-divisorias-mobiliario-moveis

O efeito na decoração é bem rústico. Inclusive é um material que cai muito bem na Decoração Industrial, tema do meu último post aqui no Intervalo UP. Sua textura confere mais personalidade ao projeto, podendo criar um efeito bem diferenciado.

osb-decoracao-industrial-madeira

OSB Colorido

E se você não gosta desse aspecto amadeirado rústico, pode ficar sossegado, pois é possível transformar o OSB através de pintura. O resultado é bem diferente e mantém a textura, que é a principal característica do OSB.

osb-pintado-preto-escada osb-colorido-azul-pintado

Cuidados

Apesar da possibilidade de ser aplicado do piso ao teto, vale lembrar alguns cuidados importantes. O OSB não deve ser aplicado em áreas molhadas, pois apesar de ter uma certa proteção, sua resistência à agua não é tão grande assim.

No caso da aplicação em piso, além da umidade do local, também é necessário levar em consideração o tráfego. Se for um local com uma grande circulação de pessoas, melhor evitar, pois a vida útil pode não ser tão longa.

estante-osb-natural-rustico

E se você gostou de conhecer mais sobre esse material, não deixe de seguir o blog Intervalo UP. Toda semana eu estarei aqui dando dicas incríveis sobre novas possibilidades na hora de construir, reformar ou decorar.

O meu Instagram vocês já conhecem, é @achamilete. Lá vocês podem conferir um pouquinho mais de perto o meu trabalho, então não deixem de seguir. Até semana que vem!

Ana Chamilete

Ana Chamilete já escreveu 4 posts no Intervalo UP.

Tem 24 anos, mora em Londrina, trabalha com design e está terminando a faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Leave a Reply