Decoração

Decoração industrial: dicas para copiar o estilo

Como é minha primeira vez por aqui, acho de bom tom me apresentar. Meu nome é Ana Chamilete, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e trabalho com design (dá uma olhadinha no meu portfólio). Vou estar aqui uma vez por semana, dando dicas incríveis sobre Arquitetura, Decoração e Reformas.

Para esse primeiro post, escolhi um tema leve e com muitas inspirações lindas para copiar e ter um cantinho bem acolhedor e com personalidade. Vem comigo!

sala-estilo-industrial-decoracao

A decoração industrial, tema do post de hoje, está super em alta. Principalmente pela febre de lofts nova-iorquinos que têm se destacado em várias séries de TV e em inúmeras imagens lindas que encontramos pela internet.

Para copiar esse tipo de decoração, a principal dica é ficar atento à paleta de cores e ao mix de materiais utilizados. E é claro, algumas características fundamentais.

Materiais de revestimento e mobiliário

A decoração industrial tem como base o uso de materiais expostos. É o caso do uso de tijolinho aparente nas paredes ou até mesmo o concreto.

parede-tijolinho-aparente-salacozinha-estilo-industrial-decoracao

No mobiliário, as madeiras em tons médios à escuros são as mais utilizadas. O couro também é uma opção.

Os metais aparecem em grande escala, tanto no mobiliário como na própria estrutura do ambiente. A cor preta é a mais utilizada nos metais desse tipo de decoração. Mas apesar disso, os metais prateados e em tons de cobre também podem aparecer em alguns detalhes.

cozinha-estilo-industrial-loft

Paleta de cores da decoração industrial

A paleta de cores da decoração industrial foge um pouco do colorido e tons claros como elemento principal, dando uma ênfase maior aos marrons, cinzas e preto.

decoracao-industrial-loft

Exceto o laranja, que está presente nas paredes de tijolinhos, os tons mais coloridos e vibrantes aparecem em pequenos detalhes. Na maioria das vezes o vermelho e o amarelo são os escolhidos para dar destaque à alguns pontos dessa decoração.

decoracao-industrial-vermelho

Mas é claro, nada é impossível, e os tons claros podem aparecer em alguns casos e funcionar muito bem, como é o caso da imagem abaixo.

decoracao-industrial-branco

O espaço físico

Quanto ao espaço físico em si, este se mantém bem amplo. Os móveis são posicionados de maneira dispersa e o pé direito é elevado. Muitas vezes, agrega até mesmo um mezanino, criando novas possibilidades.

Outra característica muito importante sobre o espaço físico é o fato de toda estrutura ser mantida de forma aparente. Como por exemplo, vigas, pilares e até mesmo tubulações.

loft-industrial-decor-sala

Iluminação

Durante o dia, a iluminação natural é privilegiada com grandes portas e janelas envidraçadas. Geralmente essas esquadrias tem estrutura metálica geométrica quadriculada ou retangular.

Durante a noite, as lâmpadas com tons mais quentes são as recomendadas. Elas deixam o ambiente mais aconchegante, além de se complementar bem com a decoração rústica e as cores dos materiais utilizados.

iluminacao-decoracao-industrial

Por fim, vale lembrar que esta não precisa ser uma inspiração apenas para ambientes residenciais, mas também para ambientes comerciais e escritórios mais despojados.

E se você quer fazer algo parecido na sua casa/apartamento e não sabe por onde começar, me manda um e-mail (anapaulaceciliano@gmail.com). Assim aproveita pra conhecer melhor o meu trabalho e bater um papo comigo. Posso te ajudar!

 

Mas me conta, o que você mais gosta nesse tipo de ambiente?

Ana Chamilete

Ana Chamilete já escreveu 4 posts no Intervalo UP.

Tem 24 anos, mora em Londrina, trabalha com design e está terminando a faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Leave a Reply